03/11/2022

Tem medo de falar em público? Confira 4 dicas que irão te ajudar

O medo de falar em público pode parecer algo muito simples e até bobo, porém isso pode atrapalhar e muito a vida de um jovem estudante e até do profissional.

Na escola, o medo de falar em público pode te atrapalhar na hora de apresentar um trabalho, por exemplo. Já na vida adulta e profissional, esse medo pode te atrapalhar na hora de expor suas ideias perante a equipe.

Isso acontece porque, nessas situações, ficamos com medo ou desconfortáveis em errar na frente de outras pessoas pelo simples medo do julgamento. Isso tem até um nome, chama glossofobia!

A timidez é algo natural e faz parte das características humanas, porém é algo que pode ser vencida a partir do momento que você percebe que ela atrapalha sua vida.

Sobre o medo de falar em público, existem alguns passos que você pode seguir que podem te dar mais segurança no momento, mas tenha sempre em mente que quanto mais você treinar, melhor vai ser a experiencia de falar em público. Dificilmente você vai vencer esse medo sem encarar ele, então aceite os desafios e os encare com coragem!

  1. Saiba quais serão as circunstâncias da sua apresentação
    Onde vai ser, quem vai ser o público, o assunto que vai ser abordado, se vai precisar de slides ou microfones, enfim... investigue toda a situação anteriormente.

     
  2. Prepare suas falas e ensaie em frente ao espelho
    Essa é a parte principal e que vai te dar muito mais segurança. Após escrever tudo que você vai falar, ENSAIE. Sozinho (a) na frente do espelho e se possível, com alguém de confiança te ouvindo! Treine e observe o que pode ser melhorado
     
  3. Não pense em coisas ruins que podem acontecer
    É com os erros que nós aprendemos, é ele que nos faz evoluir e acertar na próxima vez. Não pense que você pode errar, porque isso é óbvio e realmente pode (e provavelmente) vai acontecer.
    Encare os erros com olhar de evolução, para que você aprenda e não erre mais

     
  4. Está com medo? Vai com medo mesmo
    Para conseguir falar em público, você vai ter que falar em público! Não tem para onde fugir! Então se der medo, vai com ele mesmo, mas não deixe que ele te paralise e te impeça de ganhar esta batalha.

     

 

 

 

 

 

 

 

-->