25/05/2021

Seja um profissional de RH

Já é sabido que a Administração é uma das – se não a – ciências mais antigas existentes, alem de ser uma das mais abrangentes, já que todas as nossas atividades, independentes de área, de nível, de complexidade, exigem administração.

De um modo bem simplório, administrar nada mais nada menos é do que gerir recursos, inclusive boa parte dos escritores concordam ao dizer que são quatro os grupos de recursos a serem geridos pelos administradores: Recursos materiais, tecnológicos, financeiros e humanos. E o meu convite é para que você se torne um profissional de RH, e alguns motivos você lê logo na sequência.

Com certeza que eu não poderia ser leviano em dizer que essa ou aquela é a área mais importante da empresa, todas elas são fundamentais e dever estar em consonância, mas destaco o fato de os outros três grupos de recursos (tecnológicos, financeiros e materiais) serem usados, geridos e aplicados por/em pessoas, afinal tudo que acontece nas empresas, nascem, passam e é concluído por pessoas (idéias, decisões, inovações, pagamentos, contratações, demissões, e segue a lista).

Já deu para perceber o tamanho do impacto dos recursos humanos não é mesmo? Agora caminho para a conclusão mencionando a carência que o mercado tem de bons profissionais de RH, as companhias carecem de pessoas que cuidem de pessoas,  profissionais que consigam extrair o melhor potencial de seus colaboradores, que atendam todas as demandas legais, que pensem e se dediquem ao desenvolvimento e treinamento de pessoas, que sinta prazer em garimpar e selecionar talentos que realmente tenham aderência aos valores da organização, que enfim entenda que empresas são feitas de pessoas.

Professor Cláudio Caetano.

-->