18/11/2019

Cuidar e proteger: nosso dever!

Porque vacinar?

A vacinação de cães e gatos é o método de proteção mais importante e eficiente contra as doenças infecciosas, já que proporciona imunidade sobre a doença e criação de anticorpos. Assim, caso o animal algum dia entre em contato com a doença, estará capacitado a bloqueá-la .As doenças que mais tiram as vida dos cães, e que podem ser evitadas pela vacinação, são: Leptospirose, Parvovirose, Hepatite Infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva. Já os gatos podem contrair doenças como: Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirose, Leucemia Felina e Raiva. Outra necessidade de se vacinar os animais diz respeito às zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para humanos, como a Leptospirose e a Raiva.

Quando vacinar?

Para que o animal possa receber a vacina, é necessário que ele esteja saudável, pois enfermidades como a diarreia, febre, infecções, vermes, pulgas e carrapatos, precisam ser tratadas antes da vacinação.  É importante ainda levar o filhote ou adulto ao médico veterinário, pois somente este profissional possui o conhecimento e as condições para avaliar a saúde de seu animal, incluindo-o em um programa de vacinação específico e somente ele tem autorização para aplicar a vacina e assinar a carteira de vacinação.

Neonatos

Vacinas

Dose

Cães

Gatos

V8 - V10 -

V12 (Cães)

1° Dose

45

60

V3 – V4 – V5

2° Dose

75

90

 

3° Dose

120

120

Antirrábica

Dose única

 

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer efeitos adversos, como dor no local da aplicação, febre, vômitos e diarréia.

Evite sair à rua com seu animal enquanto ele não está imunizado. Se o animal recebeu as vacinas e se encontrava em bom estado de saúde no momento da aplicação, poderemos considerá-lo como imunizado, 15 dias após a aplicação.

Vacinas extras (não obrigatórias)

Tosse de Canis (Gripe canina)

Giardíase (Zoonose)

Leishmaniose (Zoonose)

Armazenamento

As vacinas devem ser armazenadas sempre sob refrigeração. Na hora da aplicação deve estar armazenadas em caixas térmicas ou com gelo, ou em geladeiras.

Aluna: Maria Luiza Fortunato Gama

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP

-->