07/01/2020

A toxicologia no nosso cotidiano

A toxicologia é uma área que analisa os efeitos das substâncias sobre nossos organismos, sendo eles humano, ambiental e animal, eles procuram saber sobre os danos e benefícios que podem nos causar ou ao meio ambiente.

No mundo em que vivemos estamos rodeados de produtos químicos desde os alimentos que ingerimos a água que bebemos, nosso ar e até mesmo os medicamentos que usamos para cuidar da nossa saúde.

Os médicos vivem rodeados de perguntas feitas pelas pessoas como, por exemplo, a produtos que possa causar riscos a nossa saúde? Mas porque essa substância causam danos a nossa saúde?  A uma quantidade certa?

O maior desafio é estabelecer um limite de uso dessas substâncias químicas para que não venham nos causar danos uma vez que cada organismo tem jeito de responder a essas substancias.

A toxicologia é dividida em várias áreas sendo almas delas:

.Toxicologia Ocupacional;

.Toxicologia Ambiental;               

.Toxicologia Alimentar;

.Toxicologia Forense;

.Toxicologia de Medicamentos;

.Toxicologia Analítica.

 Agora falarei brevemente sobre elas:

Toxicologia Ocupacional:

É a área que atua na identificação de substancias encontradas no ambiente de trabalho e os riscos que pode oferecer a saúde do trabalhador.

Toxicologia Ambiental:

É a área que procura descobrir as substancias  encontradas no meio ambiente e no nosso ecossistema.

Toxicologia Alimentar:

É a área que procura identificar os agentes químicos presentes nos alimentos que ingerimos no dia a dia.

Toxicologia Forense:

É a área que ajuda na identificação de substancias  químicas nas investigações criminais.

Toxicologia de medicamentos:

É  área que pesquisa novas drogas (medicamentos) para ajudar em tratamentos, prevenir doenças e fazer em tratamentos, prevenir doenças e fazer com que os efeitos colaterais sejam menores.

Toxicologia Analítica:

É área que pode identificar as substancias em exames de sangue, urina, cabelo ou saliva para que possam descobrir uma intoxicação.

Qual a diferença entre remédio e o veneno e sua dosagem certa?

Essa é uma das perguntas mais feitas pelas pessoas, à dose das substâncias é muito importante, pois tem uma enorme relação com os efeitos colaterais sobre o indivíduo. As substâncias têm o potencial de serem toxicas uma vez que uma pequena dose dessas substâncias pode ser mortal, da mesma maneira se a  pessoa  tomar um remédio de toxicologia baixa a chances de dar em nada são grande. Por isso temos que administrar nossas doses e sempre ter um acompanhamento médico, porque desta forma poderemos salvar nossa própria vida.

Referencias: Bioemfoco.com. br

Nome: Lucas Fernandes Gomes
Turma: 414
Orientador (a): Professora Virginia                      Curso: Farmácia e Laboratório

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP

 

-->