22/12/2020

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa ocasionada pela Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch.

É transmitida pela tosse de gotículas expelidas por uma pessoa doente. A tuberculose pulmonar é uma doença mundial e o Brasil ainda é um dos países que têm mais casos, apesar da longa história de combate a ela.

Sintomas mais característicos são tosse crônica, às vezes com raias de sangue, febre vespertina (no final do dia) e emagrecimento, que persistem por meses se não houver diagnóstico. Do pulmão a bactéria pode migrar, se não tratada, para outros locais do corpo causando outras lesões.

No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

O tratamento é feito com três drogas diferentes: pirazinamida, isoniazida e rifamicina. Durante dois meses, o paciente toma os três medicamentos e, a partir do terceiro mês, toma só isoniazida e rifampicina.

Informe-se! Cuide-se!

Referências:

Dr. Drauzio Varella: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/tuberculose/

Ministério da Saúde: http://www.aids.gov.br/pt-br/o-que-e-tuberculose

Por: Profa. Dra.: Géssica Andrade

Euro Anglo Unidade Franca - SP

 

-->