23/12/2019

Smartphones, Telas dobráveis

No ano de 2019, em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, conhecido como CES, foi divulgado um celular inovador que atraiu olhares de boa parte dos visitantes da feira tecnológica o FlexPai, o primeiro smartphone comercial com tela dobrável.

Como surgiu?      

Depois de muitos experimentos, a espera para saber qual fabricante seria a primeira a apresentar um celular de tela dobrável acabou. E não foi nenhuma das grandes marcas pioneiras do mercado como Samsung, Apple ou Huawei. O primeiro celular com tela dobrável do mundo é da chinesa Rouyu Technology (Royole Corporation).

Seu desempenho


O chamado FlexPai ainda vem com um dos processadores mais avançados do mercado. O Snapdragon 8150 que veio para suceder o Snapdragon 845, da Qualcomm. Todavia, este último equipa smartphones top de linha como Galaxy S9, LG G7 Trinque e Asus Zenfone 5Z.

Contudo, o FlexPai não é só o primeiro celular com tela dobrável, como também um verdadeiro top de linha. Sua tela é bem grande, de 7,8 polegadas. Além disso, conta com sistema operacional baseado no Android 9 (Pie), 8 GB de memória RAM e bateria de 3.800 mAh.

Entretanto, o smartphone ainda é um protótipo, vendido apenas em mercados como China e Estados Unidos, onde a fabricante está baseada. A seguir, conheça as especificações do FlexPai e saiba e vale a pena importar o celular da Royole.

Concorrências

A pioneira foi a desconhecida Royole, que lançou em outubro de 2018 o primeiro celular dobrável do mercado, o FlexPai. Depois, veio a Samsung, primeira gigante, o que definitivamente gerou uma corrida entre outras fabricantes pelo aparelho com melhor design e preços.

Estes são alguns dos smartphones dobráveis que estão agitando o mercado em 2019:

DragonHinge (TCL)

A TCL anunciou seu celular dobrável durante o Mobile World Congress (MWC) 2019. A empresa não mostrou nenhum protótipo funcional; em vez disso, apresentou um celular com uma dobradiça chamada de DraonHinge. Segundo a TCL, esse sistema estará nos seus futuros smartphones dobráveis e ainda em dispositivos wearables da marca. O modelo exibido abre e fecha como uma carteira, com a tela do telefone voltada para dentro

Huawei Mate X
Huawei Mate X fez sua primeira aparição durante a MWC 2019. O smartphone, ao contrário de outros, se dobra para fora (o que gerou algumas críticas sobre a temeridade de deixar o display exposto, ao se fechar o celular). Quando totalmente aberto, exibe um display semelhante a um tablet de 8 polegadas. 

Lançamento: setembro. Preço: US$ 2.500 (estimado). Especificações: tela frontal de 6,6 polegadas, dobrado (resolução de 2480); tela frontal de 6,38 polegadas (resolução de 2480 x 2200); chipset Kirin 980 e modem 5G; 8 GB de RAM + 512 GB de armazenamento interno; bateria de 4500mAh, com carga rápida de 55W; câmera tripla Leica.

Oppo

Não se sabe muito sobre o dobrável da Oppo, exceto que ele se parece muito com o Mate X da Huawei. A empresa planejava originalmente lançar um protótipo no MWC 2019, mas desistiu quando vazaram imagens do aparelho no Weibo, a rede social chinesa. O que se espera é que, considerando seus concorrentes, o smartphone terá as melhores especificações de linha, com conectividade 5G.

Xiaomi Mi Flex

Ao contrário da Huawei ou da Samsung, a Xiaomi não tem um protótipo funcional para exibição. O CEO da empresa, no entanto, postou no início do ano um vídeo com uma demonstração de como o smartphone dobrável da empresa deverá ser; o Mi Flex da Xiaomi, porém, parecia incompleto, rodando um sistema operacional ruim e cheio de bugs. 

O diretor da Divisão de Produtos da Xiaomi Global, Donovan Sung, disse numa entrevista no início do ano que a empresa decidiu adiar o lançamento de seu dispositivo móvel dobrável até que o mercado desses celulares estivesse "mais maduro". Segundo ele, o custo de fabricação do Xiaomi Mi Mix Flex é muito alto, algo que não combinaria com a filosofia de preços baixos da empresa.

Samsung Galaxy Fold
O mais conhecido dos dispositivos dobráveis, o 
Galaxy Fold deveria ter sido lançado em abril, mas problemas no hardware (em outras palavras, telas quebrando do nada e poeira entrando por baixo do visor) adiou sua reestreia: as unidades iniciais que foram enviadas para alguns dos principais revisores de tecnologia enfrentaram muitos problemas e, por isso, a Samsung teve que recolheu os aparelhos. O atraso compensou: houve ajustes no design para tornar o smartphone mais durável.

Motorola Razr

Mesmo ainda não tendo sido lançado, já vazaram imagens do possível celular dobrável da Motorola (o que despertou o entusiasmo dos amantes do Razr original, principalmente por conta de seu suposto desenho em concha).

Segundo o vice-presidente de produtos globais da Motorola, Dan Dery, “a empresa não tem intenção de chegar depois de todo mundo no mercado", o que significa que o smartphone da marca deve aparecer em breve (os mais otimistas avaliam que será até mesmo antes de setembro, quando os modelos da concorrência serão lançados.

Nome do aluno que fez o Artigo: Joao Vitor Alves da Silvera
Nome do Orientador: Daniel Henrique
Turma: Smartphones / 519

Euro Anglo Unidade Piracicaba - SP

-->