05/11/2019

Mulheres Na Ciência Ou Sombras Na Ciência?

O filme Estrelas Além do Tempo, recorda uma história desconhecida, de mulheres negras como Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson que participaram da ida do primeiro homem americano ao espaço, pois, eram responsáveis pelos cálculos da NASA. Mesmo assim, todo o crédito foi para o homem que saiu da terra e não para quem o permitiu sair. No entanto, demorou-se muitos anos para serem reconhecidas e atualmente esse problema ainda interfere na vida profissional de mulheres cientistas.

Inicialmente, é importante ressaltar os fatores dessa problemática. Tendo em vista, que as mulheres são alvos de preconceito na área de T.I, em cargos superiores ou como dito pela sociedade “trabalhos masculinos”, através disso, é possível perceber que o fator não é as mulheres terem um emprego, mas, ocuparem cargos que são prioritariamente masculinos. Contudo, é evidente que o machismo estrutural ainda se faz presente no cotidiano, apesar do desenvolvimento social, o etnocentrismo persiste em alguns seres humanos, pois, consiste em julgar a partir de padrões culturais próprios, como o pensamento do que é certo ou errado.

Além disso, vale também ressaltar, os efeitos desse fenômeno. De acordo com Emma Watson,” As mulheres jovens são levadas a crer que precisam ser algum tipo de princesa, delicada e frágil, e isso é uma estupidez”. O papel feminino é refletido em padrões, se hoje em dia, uma menina de 16 anos chegar em uma festa de família e dizer que tem um sonho de se tornar uma jogadora de futebol, o olhar não é o mesmo de 20 anos atrás, porém, ao decorrer do tempo, essa menina receberá julgamentos ofensivos, como, “mulher-macho” ou “Isso é coisa de meninos”. Dessa forma, podemos empregar o feminismo que para alguns é apenas um movimento radical, entretanto, tem a função de mostrar a todos, mas principalmente, as mulheres do século XXI que se hoje elas podem votar, participar de projetos científicos, ou de não serem submissas aos homens, é porque, mulheres de outras gerações lutaram ou morreram para que um dia isso fosse possível.

Portanto, lugar de mulher é a onde ela quiser, inclusive, nos meios tecnológicos. Seja programando, desenvolvendo ou criando inovações, elas sempre vão estar onde quiserem estar, por mais que não sejam reconhecidas por seus feitos ou tenham histórias que se confundam ou são ofuscadas pelas dos homens. Elas podem até ser pouco lembradas, mas jamais esquecidas. Não tenha medo da vida, tenha medo de não viver da maneira como gostaria, afinal, é preciso lutar como uma garota, para que um dia não precise mais lutar.

REFERÊNCIAS:

www.brasil.elpaís.com – citação direta (desenvolvimento no segundo argumento)

www.canaltech.com.br  - citação indireta (conlusão)

Nome: Giovanna Emanuele de O. Silva         Turma: 608
Orientador: Vanessa Toledo Real Martelli              
Curso: Informática

Euro Anglo Unidade Sorocaba - SP

-->