16/03/2020

Lógica de programação para crianças

Antes de abordarmos como ensinar lógica de programação para crianças, primeiramente devemos entender por que lógica de programação é  importante e como ela afeta nossas vidas e o que é a Lógica de Programação.

Lógica de Programação é o processo para  desenvolver seguimentos  lógicos  adaptados em alguma linguagem de programação (números e letras) para se produzir software, esses seguimentos são chamados de algoritmos e são uma forma de comunicação entre o programador (aluno) e a máquina (computador).

Entre os muitos benefícios da lógica de programação podemos citar: melhoria da escrita, desenvolvimento criativo e ampliação do raciocínio lógico.

É notável que a informática é essencial para boa colocação no mercado de trabalho e em vários setores saber programar é um requisito muito importante. Sendo assim preparar os futuros desenvolvedores desde a infância dando primeiros passos de forma divertida é essencial.

Em diversos países onde o desenvolvimento tecnológico é mais elevado como o Reino Unido, por exemplo, a lógica de programação faz parte do currículo escolar desde os primeiros anos educacionais.  No Brasil não é comum ver crianças trabalhando a codificação, mas existem diversos projetos que apoiam essa idéia, em grande parte são adotados em escolas e ONGs.

Como nem todas as cidades possuem recursos para aplicação desse conteúdo em lugares públicos, uma ótima opção é o aprendizado online, assim, mesmo que não optem por seguir carreira na área, as crianças ganham habilidades que ajudam em outras carreiras como a habilidade de resolver problemas complexos, melhoria em cálculos matemáticos e analise de situações diversas.

O ensino de Lógica de Programação para crianças ocorre através de métodos lúdicos, onde usamos softwares (programas) dinâmicos, que são coloridos e de fácil compreensão que proporcionam grande diversão. Aprender através de jogos é algo que mantém a criança interessada, visto que são jogos que elas gostam e podem escolher itens como o personagem, cenário etc.

Aprender enquanto brinca é algo que fixa na memória da criança, principalmente quando se trata de tecnologia que é algo muito estimado no mercado de trabalho, e estar familiarizado com esse meio desde a infância proporciona a criança mais oportunidades na idade adulta. Pensando nisso posso dizer que nossa escola exerce um papel importante na educação das crianças, criando pontes para seguirem seu caminho profissional no futuro.

O  software relacionado ao ensino de programação para crianças na nossa escola é o Hora do Código que foi criado nos Estados Unidos (e é apoiado por Bill Gates e Mark Zuckerberg donos da Microsoft e Facebook, respectivamente). O programa chegou ao Brasil em 2014 e ensina linguagem de códigos a crianças incentivando-as a desenvolver seus próprios softwares, aplicativos, jogos e paginas para web. O ensino ocorre através de diversos desafios simples que podem ser resolvidos em cerca de 2 horas pelo site (www.studio.code.org)

 O Code.org é um projeto sem fins lucrativos que opera através de doações, principalmente dos influentes Bill Gates e Mark Zuckerberg. Como o publico alvo desse projeto são as crianças, existe uma parceria com a Disney e por isso a figura das personagens Anna e Elsa (do filme Frozen – Uma Aventura Congelante) aparecem em um dos desafios, onde é ensinando programação através do uso de matemática de forma lógica e coordenada.

Essas atividades têm o intuito de propiciar as crianças criatividade e ampliar horizontes para a resolução de problemas, então a partir desses pontos citados podemos concluir que o ensino de Lógica de Programação para crianças, com o uso desse software possibilita o desenvolvimento do pensamento buscando sempre resolver os desafios que surgem melhorando o desempenho em várias disciplinas do ensino regular.

Aluna: Tauane

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP

-->