16/01/2020

Informática associada ao ensino regular

Atualmente a informática é integrada a rotina da população mundial, sendo utilizada desde um comércio pequeno até as grandes multinacionais. Não seria diferente nas escolas, o computador tem se mostrado revolucionário no conceito educacional atualmente, aprimorando os benefícios da educação e inovando com métodos de ensino. Claro que por se tratar de um método revolucionário tem maior aceitação por jovens e crianças, que aprender tudo muito rápido e de uma forma mais proveitosa.

A informática dentro das escolas tem mostrado sua importância no desenvolvimento educacional, tendo papel fundamental na educação e está sendo usado como um reforço ao ensino tradicional que já é aplicado. O computador trás o conteúdo para o ambiente escolar criando outros ambientes diversos de aprendizagem. É através da informática que as diferentes faixas etárias podem encontrar essas novas formas de aprendizado.

É preciso que todas as pessoas obtenham acesso à tecnologia para que elas possam ser tornar capazes de competir e interagir no mercado de trabalho, de forma igualitária, e quanto mais cedo se iniciar esse contato tecnológico, maiores serão suas chances.

As escolas de educação básica, tem incluído na grade curricular a Informática, que tem sido usada como uma ferramenta importante para auxilio nos conteúdos das diversas matérias aplicadas. É claro que o professor é quem deverá estar preparado para criar essa relação entre o aluno e a tecnologia de forma clara e educativa, sempre mostrando os riscos e cuidados que devem ter ao fazer uso dessa ferramenta, buscando conhecimentos da área e estando dispostos a se atualizar sempre, pois a tecnologia se desenvolve diariamente.

Uma alternativa para buscar e desenvolver conhecimentos de informática é fazer um curso especifico oferecido por escolas de especialização tecnológica, assim como a Euro Anglo, visto que o ambiente terá uma estrutura adequada e formas de ensino práticas, possibilitando que o aluno estude em horários extras aos da rotina escolar que melhor se encaixe na sua rotina.

O curso de informática kids, por exemplo, propícia para a criança um ambiente divertido de aprendizagem, onde tudo foi desenvolvido pensando na faixa etária (8 a 14 anos), desde o conteúdo até os computadores. O conteúdo varia entre o básico que é conhecer as peças do computador até o avançado que inclui a aprendizagem de desenvolvimento de jogos dentro do conteúdo de lógica de programação, tudo de forma leve e descontraída. Todas as atividades pedagógicas que são desenvolvidas, desde atividades simples que trabalham coordenação motora e desenvolvimento lógico, brincadeiras e filmes visam trabalhar conteúdos digitais e tecnológicos de forma atrativa para as crianças.

Você consegue imaginar uma barraca de pesca se tornando uma planilha do Excel? Não só é possível como torna a aula divertida e dinâmica, tudo pensado para crianças. Os computadores são menores, assim como as mesas e cadeiras, para que eles se sintam confortáveis.

É preciso inovar para que a educação tenha uma qualidade adequada, é preciso investimento e infraestrutura, e principalmente profissionais preparados.

Nome: Tauane Liberato 

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP

 

-->