29/04/2021

Comportamento animal

Você sabe reconhecer os sinais que seu cãozinho demonstra através do comportamento?

Umas das principais maneiras dos cães de expressarem é através de gestos e sinais comportamentais. Para entender devemos conhecer o animal e estarmos atentos ao comportamento do nosso melhor amigo. Os cães têm a capacidade de demonstrar certos sentimentos semelhantes ao nossos, como: - Alegria - Amor - Dor emocional - Vergonha - Medo - Ciúmes - Ansiedade Assim, eles possuem diversas maneiras de demonstrarem seus sentimentos e emoções. Então, vamos conhecer um pouquinho sobre este mundo comportamental dos cachorros???

LATIDOS

Latidos espaçados entre 10 a 15 segundos: pedindo alguma coisa. Na maioria das vezes, podem estar pedindo comida ou água.

Latido constante + rosnado: alerta por alguma situação que ele entenda como perigo, como uma pessoa desconhecida ou outros animais. Latido muito constante e sem rosnado indica que o animal está bastante estressado e nervoso, a ponto de atacar.

POSIÇÃO DAS ORELHAS

Orelha para trás: o animal está em posição de alerta e nervoso, está a ponto de atacar. Orelha para cima: curiosidade, em alguns casos, até mesmo confusão, quando não consegue reconhecer o barulho que está ouvindo.

OLHAR

Olhar fixo: curiosidade, atenção e até mesmo leve desconfiança. Olhar com o canto dos olhos: o animal está desconfiado, até mesmo incomodado com alguma situação. Fique atento também se ele está rosnando e qual a posição de sua orelha, de acordo com os significados já mencionados acima.

LÍNGUA/LAMBIDA

São as formas as quais nossos companheiros demonstram amor e afeto! Lamber o dono ou alguém demonstra que o animal realmente gosta desta pessoa e se sente confortável com sua presença. Porém, caso ele comece a lamber partes do corpo, isso pode indicar estresse ou dores/ferimentos.

CHEIRANDO OUTRO CÃO

É comum vermos cães, principalmente aqueles que não se conhecem, cheirando o traseiro um do outro, não é mesmo? Pois fique tranquilo, pois este é um sinal de respeito e tranquilidade entre os animais, e possui o intuito maior de identificar qual é o companheiro animal que está ali dessa vez.

DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA

Está totalmente relaxado e bastante cansado. Ele só ficará nesta posição se estiver em sua casa ou em algum lugar no qual conheça bastante, assim como se estiver rodeado das pessoas que confia

CUTUCAR COM O FOCINHO

Na grande maioria das vezes, está atrelado em chamar atenção do dono. Se o seu cão já lhe cutucou com o focinho, e no mesmo instante você viu uma bolinha próxima, tenha certeza que ele está te convidando para um pouco de diversão!

AGITAÇÃO

Caso o animal esteja mais agitado do que o comum, a probabilidade de ele estar nervoso ou ansioso é muito alta. Procure dar atenção ao melhor amigo e ver o que está chamando sua atenção, ou quem sabe uma volta pelo quarteirão já seja o suficiente para acalmar os ânimos do quatro patas.

VIRAR A BARRIGA PARA CIMA

Demonstrando aceitação, tranquilidade e confiabilidade na pessoa em questão. O animal só realiza esse movimento quando muito confortável ao lado de alguém. Em alguns casos, pode demonstrar submissão e medo, mas dificilmente será isto quando você, tutor, estiver próximo. Estes são alguns poucos sinais de comportamento que podemos observar com frequência em nosso “cãopanheiro”.

Agora você já sabe identificar alguns desses sinais e se atentar mais ao que seu cãozinho deseja !!

Bruna Nonato Carrijo Médica
Veterinária Especialista e Mestre em Ciência Animal
Professora no curso de Auxiliar Veterinário e Petshop da Escola Euroanglo

Euro Anglo Unidade Franca - SP

-->