28/02/2022

Como ser um administrador de sucesso

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao desempenho do administrador. Um profissional deve ter uma solução para maximizar os resultados da organização.

Dentre as várias competências que são importantes desse profissional, algumas são bastante necessárias no dia a dia e que fazem toda a diferença. Vejamos a seguir:

Tempo

Podemos definir Timing como habilidade de fazer as coisas no momento mais adequado, oportuno. Ou seja, tomar decisões na hora certa. Essa habilidade é crucial para um bom administrador, já que no mundo corporativo é comum haver mudanças repentinas e fatos  inesperados, exigindo um olhar analítico do administrador para que sejam tomadas decisões em momentos estratégicos.

Assertividade

Uma empresa não pode esperar que seus colaboradores acertem em 100% das vezes, porém deve-se procurar analisar os cenários para minimizar as margens de erros. O administrador é responsável por fazer a gestão de diversos recursos disponibilizados afim de que a empresa obtenha o melhor desempenho possível.

Comunicação

Comunicação é uma habilidade imprescindível em qualquer ambiente corporativo, e no tocante ao administrador essa deve ser extremamente eficaz. A comunicação deve ser assertiva com toda a equipe, pares, subordinados, fornecedores e clientes. Dentre as vantagens de uma boa comunicação podemos citar a facilidade em negociações, resolução de problemas, gestão de conflitos e motivação de equipes.

Gestão de recursos

Como já citado anteriormente, é esperado que todo administrador saiba lidar bem com recursos, entre eles os recursos financeiros, humanos e materiais, que na maioria das vezes são escassos e limitados. O recurso humano, muito comumente chamado de capital humano, é uma preciosa ferramenta à disposição do administrador, que deve ser direcionada segundo os objetivos da organização, para que os resultados sejam alcançados.

Aprendizagem contínua

Assunto em alta no mundo corporativo, a também aprendizagem ao longo da vida, vem cada dia mais chamada fazendo parte do cotidiano empresarial. Trata-se da aprendizagem contínua, ou seja, estudar e aprender sempre. Algo que se tornou ainda mais evidente com o advento da pandemia pode ter que se reinventar para manter a pandemia. O administrador deve estar a aprender novas técnicas, métodos de trabalho e gestão, buscar fontes diversificadas de conhecimento.

Vale ressaltar que essas são apenas das habilidades para quem deseja ser um bom administrador e sua carreira será a sua determinação em fazer acontecer e atingir grandes resultados em sua empresa!

Prof. Guilherme Costa

Administrador

-->