12/02/2020

A importância da digitação na vida pessoal, acadêmica e profissional

Com o domínio da tecnologia no mundo, é praticamente impensado que as pessoas não façam parte mesmo que indiretamente dessa revolução tecnológica que o mundo vem sofrendo nas últimas décadas e com ela a mudança de hábitos também vem atingindo a população ao ponto de perceber que essas mudanças acontecem de forma rápida e constante. No ramo da informática essa mudança também ocorre na mesma velocidade e frequência e o comportamento do usuário é o que mais vem sofrendo alterações ao longo dos anos.

Nas décadas de 80 e 90 os cursos de datilografia lotava os centros de treinamentos e ensinava jovens e adultos a utilizar a máquina de escrever, treinamento com uma certa dificuldade devido ao tipo de equipamento utilizado e forma de digitação, o processo mecânico da máquina fazia com que as teclas fossem mais duras e consequentemente o usuário empregaria mais força e causava um certo desconforto ao utilizar por longos períodos. Com a popularização do PC (Personal Computer ou Computador Pessoal em tradução livre) houve-se uma migração e as escolas de cursos e treinamentos possuía agora também o curso de Informática. A digitação agora era feita em um teclado conectado com teclas mais macias e possibilitava uma melhor efetividade.

Atualmente vivemos na era dos Smartphones o que ajudou bastante na inclusão de grupos de pessoas que não faziam o uso tão efetivo de tecnologias, porém isso acabou fazendo com que os usuários se afastassem um pouco do uso de outras ferramentas disponíveis e uma delas é a digitação.

O ambiente coorporativo é extremamente competitivo e seletivo e ele acaba obrigando ao uso efetivo de ferramentas tecnológicas e o computador está presente em todas as áreas, não é necessário que você seja um funcionário da área de T.I ou de tecnologia mas sempre haverá algo associado à essa tecnologia e se torna vital o seu conhecimento na área.

A digitação vai ajudar o usuário em diversas áreas, seja ela pessoal, profissional e acadêmica, o uso pessoal dará uma maior agilidade na hora de fazer processos como comunicação, envio de e-mails, trocas de mensagens. Por mais que possa parecer que as tarefas básicas não possam ter uma melhora na sua efetividade isso nos auxilia na nossa gestão do tempo, haja visto que temos diversas tarefas à serem feitas durante os dias e fazendo isso de forma mais efetiva fará com que possamos executar outras atividades em um espaço de tempo menor.

A vida acadêmica vai exigir que o estudante tenha sempre contato com a informática e internet, através de trabalhos, seminários, atividades complementares e até exercícios feitos online, não podemos pensar em ter uma vida acadêmica satisfatória sem o uso da informática e suas tecnologias, o estudante também precisará aprender todas as regras e normas da ABNT para poder padronizar suas atividades e publicações, o ideal é que se estude, aprenda e já comece por hábito a formatar todos os documentos nesse padrão, assim não precisará mais se desesperar na hora que tiver que finalizar e enviar.

Para que a gente possa melhorar nosso nível é importante conhecer o teclado e mapear as teclas, o próprio teclado nos auxilia nesse mapeamento, se analisarmos as teclas F e J elas possuem uma leve elevação mostrando que ali fica o centro do nosso teclado, ao posicionar os dedos indicadores sobre elas, deixamos os dedos médios, anelares e mínimos nas teclas ao lado, enquanto os polegares ficarão posicionados em cima da barra de espaço, usando esse método quando precisar de pressionar qualquer outra tecla o deslocamento do seu dedo/mão será bem menor e isso lhe proporcionará uma digitação mais rápida e eficiente.

Não existe fórmula mágica, a única maneira de ter uma digitação rápida é praticando, por isso não deixem de praticar, digitem textos, se comuniquem com pessoas e tentem fazer o máximo possível de exercícios que possibilitem o aumento dessa agilidade e eficiência, não deixe de estudar e procure sempre a superação e o desenvolvimento, pegue agora o seu computador e #partiudigitar.

Nome: Marcelo Ribeiro Faria.                                                       Turma: 716
Orientador(a): Marcelo Ribeiro Faria.                                           Curso: Informática

Euro Anglo Unidade Ribeirão Preto - SP

 

-->